news
Politizar as novas tecnologias

Politizar as novas tecnologias

SUBMISSÃO PRORROGADA PARA O DIA 10 DE FEVEREIRO DE 2025

Revista Socioantropológica Mapinguary (PPGSA-UFPA)

Chamada para dossiê temático “Politizar as novas tecnologias: encruzilhadas tecnocientíficas do mundo contemporâneo”

Este número da Mapinguary Revista Socioantropológica contempla reflexões em torno do desenvolvimento do debate acadêmico das humanidades sobre informação digital e genética nos últimos 20 anos, tendo como ponto de partida a contribuição pioneira do livro Politizar as novas tecnologias (2003), do sociólogo Laymert Garcia dos Santos.

O livro é uma coleção organizada de ensaios escritos durante a década de 1990, quando as tendências do desenvolvimento das tecnologias digitais ainda se delineavam ao fundo de uma irrupção acelerada de novas relações sociotécnicas. Na ocasião de sua publicação, o autor apresentou uma inédita análise crítica do agenciamento entre a tecnociência e o capital em suas operações de tradução do mundo em informação digital e genética e em seus processos de apoderamento e controle da experiência humana. Laymert lançou seu olhar sobre a centralidade da informação na contemporaneidade e sobre os acontecimentos fronteiriços, cada vez mais difusos, das relações entre as tecnologias e o ambiente, a sociedade, a arte e o futuro do humano para nos alertar sobre a urgente necessidade de politizar o debate sobre o desenvolvimento tecnológico e suas relações com a ciência e o capital. Ao mobilizar uma bibliografia rica, que articulou filosofia da técnica, pós-estruturalismo, crítica tecnofeminista, cibernética e cosmologia yanomami, Laymert Garcia dos Santos nos adverte sobre os profundos impactos das então chamadas novas tecnologias sobre o trabalho, a cultura e a vida que se desenrolariam – e se desenrolaram – desde então.

Desde o lançamento do livro, em 2003, este impacto não para de produzir ressonâncias. Diante do avanço das tecnologias digitais e genéticas sobre nossas vidas, ditadas pelas condições de desenvolvimento de um capitalismo tecnocientífico avesso à democracia e que penetra em todos os espaços do planeta, torna-se incontornável a politização da discussão tecnológica, isto é, considerar a tecnociência como objeto de crítica permanente a partir da análise de seus interesses, seus efeitos colaterais, riscos e acidentes, bem como por suas linhas de fuga e potencialidades.

É pelo delineamento das tendências de desenvolvimento do capitalismo tecnocientífico que o livro Politizar as novas tecnologias continua sendo uma das principais referências brasileiras nas análises críticas de nossas relações sociotécnicas. E é por essa potencialidade explicativa que nós comemoramos 20 anos do lançamento do livro com este dossiê. Nele, celebraremos a atualidade da obra de Laymert Garcia dos Santos através da publicação de artigos que contemplem sua temática, suas referências e seus objetivos.

Para este Dossiê, convidamos pessoas dedicadas a desenvolver contribuições críticas e reflexivas sobre as tecnologias de informação na atualidade, a partir da revisitação dos temas do livro e de seus desdobramentos e desenvolvimentos nos últimos 20 anos. Portanto, este dossiê da Revista Mapinguary estimula a submissão de artigos e outras contribuições que explorem as intersecções entre tecnopolítica, tecnociência e o capitalismo contemporâneo contemplando, entre outros, os seguintes tópicos:

  • Relações entre meio ambiente, tecnologia e biodiversidade;
  • Tecnologias, perspectivas coloniais e do capitalismo contemporâneo;
  • Artes, tecnologias e tecnoestética;
  • Metamorfose da percepção;
  • Tecnologias de informação, aceleração e o futuro do humano;
  • Cibernética, automação, pós-humano, transumano;
  • Feminismos, interseccionalidade e tecnologia;
  • Racismo e tecnologias genética e digital;

    Palavras-chave: Informação Digital; Informação Genética; Tecnologia e Meio Ambiente; Tecnologia e Sociedade; Tecnociência; Tecnopolítica; Artes e tecnologia.

    Prazo para envio de manuscritos: 10 de fevereiro 2025

    Diretrizes a autores/as e mais informações: https://revistamapinguary.ufpa.br/submissao/

  • Tags :