
Estudos sociopolíticos da Inteligência Artificial
Acaba de ser lançado, pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), o livro, organizado por Sylvia Iasulaitis e Sérgio Amadeu da Silveira: Estudos sociopolíticos da Inteligência Artificial. Como bem esclarece Iasulaitis na “Apresentação” ao livro:
Com o avanço da Inteligência Artificial (IA) e a proliferação de suas aplicações em diversos âmbitos, os atores inteligentes não humanos estão, cada vez mais, tornando-se parte da sociedade contemporânea e impulsionando transformações em diversos aspectos da organização e da realidade social. […] As disciplinas científicas que estudam o social, particularmente as Ciências Sociais, podem dar sua contribuição para compreensão dos aspectos específicos da digitalização na vida cotidiana, que é um domínio onde a Inteligência Artificial desempenha papel crescente. […] Nesta coletânea, o intuito é apresentar um conjunto de textos que refletem sobre a Inteligência Artificial a partir de uma perspectiva eminentemente sociológica, partindo-se da concepção de que a IA consiste em um fenômeno social, sendo, ela própria, um ator social não humano.
A presença do LaSPA nessa publicação está no capítulo “‘Não sou um robô’: ser humano na era da Inteligência Artificial”, de Pedro P. Ferreira. O livro pode ser baixado diretamente no site da Editora: https://eduepb.uepb.edu.br/e-books/
IASULAITIS, Sylvia; AMADEU DA SILVEIRA, Sérgio (orgs.). Estudos sociopolíticos da Inteligência Artificial. Campina Grande: EDUEPB.